quarta-feira, 29 de maio de 2013

PREFEITA DUCILENE BELEZINHA PARTICIPA DE FESTA DO DIA DAS MÃES NO POVOADO BREJO DO MEIO

A prefeita Ducilene Belezinha participou no último sábado ( 25), da festa em homenagem ao dia das mães realizada no povoado Brejo do Meio.
Alunos das duas escolas ( Dr. Otávio Passos e Professor Zezico Silva ) aproveitaram o dia junto das mães, que além de lindas homenagens, receberam lembranças pelo dia que foi todo delas.

CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS 

Assessoria de Comunicação 
Fotos: Kim Pereira 


A Prefeita Ducilene Belezinha, o Secretário de Saúde, Dr. Charles Bacellar, e a Secretária Especial em Brasília, Isamara Meneses, participam da abertura do I CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE.


Por: Sousa Neto
Fotos: Kim Pereira 

CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS 

Na noite desta segunda-feira (27), a Prefeita Ducilene Belezinha, acompanhada do secretário municipal de Saúde, Dr. Charles Bacellar, da secretária especial em Brasília, Isamara Meneses e da assessora de Comunicação Brendha Gomes, participaram da abertura do I CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE, que acontece no Rio Poty Hotel, na capital São Luís.


Com o tema “Desafios Regionais para Consolidação do SUS”, o evento é uma oportunidade para aprofundar discussões referentes às políticas públicas de saúde com olhar voltado para o financiamento e investimento diferenciado para essas duas regiões.


A oficina da SES reuniu secretários e técnicos municipais de planejamento na discussão do Plano Plurianual e sua inter-relação com os instrumentos de planejamento da área de saúde; controle social, modelos de atenção a saúde; atenção básica e unidade gestora de controle, regulação, avaliação e auditoria.

O encontro prossegue nesta terça-feira (28), quando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em São Luís para a reunião da Comissão Intergestores Tripartite, para a discussão de temas e tomada de decisões sobre o funcionamento do SUS.

O evento será encerrado nesta quarta-feira (29) e congrega, ainda, o IX Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Região Nordeste, o V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde da Região Norte e o I Congresso das Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão.


*Com informações da Ascom/SES

PREFEITURA DE CHAPADINHA, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, PARTICIPA DO COMAE 2013


Prefeitura de Chapadinha, por meio da secretaria municipal de educação, participa da Conferência Intermunicipal Maranhense de Educação que está sendo realizada em Chapadinha, no auditório do CRESU. O evento tem como objetivo construir proposições norteadoras para o Plano Estadual de educação, que orientarão a Política Nacional obedecendo à indicação de responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes complementares e colaborativas.

Participam do COMAE representantes do poder público, segmentos socais que atuam na área da educação e setores organizados da sociedade civil dispostos a contribuir para a melhoria da educação maranhense.

A conferência é um espaço democrático para debate de propostas entre os entes federados na efetivação implementação do Plano Nacional de Educação pelos Municípios, estados e distrito federal no contexto da articulação do sistema nacional de educação, abrangendo especialmente a participação, cooperação federativa e o regime de colaboração.




No primeiro dia do evento foram formados grupos de discussão que apresentarão propostas a serem formuladas como proposições voltadas para a educação.

O COMAE tem como tema central de discussão o PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. E sete eixos temáticos, são eles:

1-O PNE e o Sistema Nacional de Educação: Organização Regulação;
2-Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos;
3-Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável, Cultura, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente;
4-Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condição de Participação e Aprendizagem;
5-Gestão Democrática, Participação Popular e Controle;
6-Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condição de Trabalho;
7-Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

Programação do dia 28 ( terça-feira):
Plenária para socialização e aprovação das proposições elaboradas nos grupos de trabalhos. Eleição e apresentação dos delegados e encerramento.

Assessoria de Comunicação 


Fotos: Kim Pereira e Zé Ramalho