sábado, 13 de abril de 2013

Valorização de artistas locais é meta da prefeitura de Chapadinha


A prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de Cultura, está realizando o primeiro Cadastro Geral de Artistas, Agentes, Produtores, Entidades e demais manifestações culturais.
O objetivo é formalizar, potencializar e valorizar os artistas locais visando uma proximidade maior entre a Prefeitura e os mesmos, além do rápido acesso para eventuais parcerias.
De acordo com o secretário, Herberth Lago, o cadastro vai democratizar os eventos culturais e a participação dos artitistas. “Além de ser uma fonte de informação para mapeamento da cadeia produtiva na cultura local, é um processo de construção de uma política cultural para o município, a partir da compreensão do que é arte e do que é cultura, e, principalmente, daquilo que é da responsabilidade do poder público e daquilo que é da responsabilidade da sociedade civil”- avaliou o secretário.
Os interessados devem procurar a sede da secretaria no prédio da prefeitura (localizada na Avenida Presidente Vargas nº 310) e solicitar o formulário.

Por:  Assessoria de Comunicação 

Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde participam de seminário sobre Bolsa Família, em São Luís


Na foto:  Osny Menezes (operador master da Educação), Marjorie Mesquita(coordenadora da atenção básica), Márcia Portela (Adjunta de Assistência Social),
Pedro Cunha (coordenador do Bolsa Família), e  Francisco Vale (conselheiro)

Representantes das secretárias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde participaram entre os dias 9 e 11 do seminário "Fortalecimento da Intersetorialidade do programa Bolsa-Família no Estado do Maranhão”, direcionado para gestores municipais, coordenadores, secretários e técnicos do programa Bolsa-Família.

O encontro que discutiu a gestão e controle social do Bolsa Família, teve como objetivo orientar e capacitar coordenadores e gestores para que o programa chegue às comunidades e famílias de baixa renda que necessitam do benefício.
Entre os temas debatidos estavam o Fortalecimento das Políticas Intersetoriais na Implementação do Programa Bolsa Família; Segurança de Renda como Função da Seguridade e da Política de Assistência Social no Sistema Único de Assistência Social; e o Papel Institucional da Caixa Econômica Federal no Cadastro Único e no Programa Bolsa Família.




As adjuntas Valéria Gonelli (Secretaria Nacional de Assistência Social) e Márcia Portela (SEMAS-Chapadinha)
De acordo com a adjunta de Assistência Social, Márcia Portela durante o evento foi discutido a importância da atualização de cadastros e relatório, bem como o monitoramento escolar dos beneficiários. “Um momento como esse é fundamental para os municípios, pois possibilita um esclarecimento mais abrangente do programa, o que consequentemente será refletido no combate à miséria e pobreza”- declarou Márcia.

Além da adjunta da Assistência Social, participaram ainda do evento o coordenador do Bolsa Família, Pedro Cunha, o conselheiro Francisco Vale, operador master da Educação, Osny Menezes e a coordenadora da atenção básica, Marjorie Mesquita.


Por:  Assessoria de Comunicação