quarta-feira, 10 de abril de 2013

Secretaria de Saúde realiza palestra sobre combate à dengue


A prefeitura de Chapadinha através da secretaria municipal de Saúde e do Departamento de vigilância epidemiológica promoveu na tarde desta terça-feira (09) uma palestra com os moradores do bairro da Cruz para conscientização de combate à dengue no bairro.

A palestra foi realizada na Unidade Integrada Aldalina Silva Machado e contou com a presença da Secretária adjunta Valnice Meneses, do Coordenador da vigilância epidemiológica Eduardo Luiz da Silva, do Supervisor de combate a dengue Silvério Santana e dos Agentes Comunitários de saúde da área.

O coordenador da Vigilância epidemiológica iniciou a palestra pedindo a cooperação das pessoas no combate a dengue. “A união de todos é de extrema importância para o combate ao mosquito, os focos da dengue é algo que nos preocupada e somente um trabalho em equipe pode ajudar no combate”- declarou o senhor Eduardo.


Durante a reunião foram repassadas dicas para evitar a ação do mosquito como, por exemplo, colocar areia nos recipientes dos vasos com plantas, amassar bem os copos descartáveis antes de jogar no lixo, colocar o lixo em sacos plásticos, manter as caixas d’água fechada, dentre outras.

“A melhor forma de combater a doença não é remediar e sim a prevenir”, destacou a secretaria adjunta, Valnice, que aproveitou para tranquilizar os moradores quanto aos terrenos baldios existentes no bairro, lembrando que os proprietários serão orientados quanto ao serviço de limpeza.


Para a moradora Helena de Sousa, a palestra foi bem vinda. “Essa reunião nos deu um esclarecimento quanto aos riscos da doença no bairro, e com certeza teremos ainda mais cuidado”- afirmou ela.
Segundo levantamento feito a cada dois meses pela Secretária Municipal de Saúde através da vigilância epidemiológica, no município de Chapadinha foram detectados quinze bairros com infestação de dengue, sendo que desses, sete apresentaram índices preocupantes, os bairros Cruz, Vila Izamara, Tigela, Corrente, Mutirão , São José, e Terras Duras. Nesses locais a secretaria estará centralizando ações para diminuição dos indicadores, como palestras educativas e distribuição de material informativo.

Ao final palestra foram distribuídos sacos plásticos de lixo, além disso, os agentes de saúde da área alertaram aos presentes que somente colocassem os lixos nas portas antes do carro da coleta de lixo passar, e não depois, para evitar que o lixo seja espalhado por animais no meio da rua.

Por: Assessoria de Comunicação 
Foto: Zé Ramalho