quarta-feira, 1 de maio de 2013

Prefeita Ducilene Belezinha participa da apresentação do programa estágio "Viva Primeiro Emprego" e da posse ao secretario de indústria e comércio


A apresentação do programa estágio “ Viva Primeiro emprego” foi realizada na noite da última terça-feira ( 30 ), na sede da secretaria do Trabalho e contou com a participação da prefeita Ducilene Belezinha, do secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, José Antônio Heluy, secretários municipais, vereadores, alunos dos cursos profissionalizantes, chefes de departamentos municipais, profissionais liberais e empresários da cidade.
A prefeita Ducilene Belezinha agradeceu a presença de todos e destacou que o programa Viva Primeiro Emprego vem fortalecer os trabalhos que já estão sendo realizados para qualificar os jovens da cidade para que tenham uma oportunidade no mercado de trabalho.



“ Sabemos que muitas empresas contratam profissionais de fora por não encontrarem mão de obra qualificada aqui em Chapadinha, por isso estamos apostando nos cursos de qualificação que já começaram no mês de março em parceria com o Governo do Estado, por meio do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão. Agora com o programa Viva Primeiro Emprego queremos sensibilizar os empresários para que participem do projeto e contratem os jovens que estão sendo preparados para o mercado de trabalho. Nosso objetivo é trazer mais cursos de qualificação para a cidade”, disse Belezinha. 

Ainda na oportunidade Ducilene Belezinha deu posse ao novo secretário de Indústria e Comércio de Chapadinha, Alan Aguiar Monteles, que é presidente da CDL e também empresário e ao adjunto, Armando Lopes Brito. Ambos são formados em administração de empresas. 

“ Chapadinha necessitava dessa secretaria para darmos um impulso ao comércio local. Vamos fortalecer as políticas que visem ao crescimento da economia de nossa cidade e o próximo passo é buscarmos apoio para a criação do pólo industrial”, declarou Belezinha. 


Para o secretário de indústria e comercio, Alan Aguiar Monteles, o momento é de somar as forças e experiências para que novas empresas e fontes de renda se fortaleçam na cidade.
“ Para incentivarmos a economia local precisamos implementar da Lei Geral no município, pois acreditamos que a partir do pequeno empreendedor é que novas oportunidades de geração de emprego e renda surgirão, disse o secretário. 
O secretário o Trabalho, Zezinho Lima, destacou a importância dos cursos que já estão sendo oferecidos no SINE e se dirigiu aos empresários presentes para que participem do programa apostando nos jovens que estão sendo preparados. 
“ Todos só tem a ganhar com a adesão ao programa! Pois o empresário que contratar os jovens do programa viva primeiro emprego não terá despesas com ele, pois é o governo do Estado que vai pagar a bolsa desse profissional. E ganha muito mais o jovem contratado que além da bolsa vai adquirir experiência profissional e se mostrar potencial poderá até ser efetivado pela empresa”, declarou o secretário Zezinho. 
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, José Antônio Heluy, que representava o governo do estado no evento, afirmou que por mais que o programa seja bom, sem a parceria entre poderes municipal, estadual e empresários nada será possível. De acordo com o secretário essa é uma oportunidade de se descobrir talentos na cidade.
“ Precisamos qualificar e inserir esses jovens no mercado de trabalho. Para isso contamos com o apoio do empresariado local. Queremos chamar a atenção de todos para realizarem os seus cadastros para receberem os estagiários”, disse o secretário José Antônio Heluy. 


O que é o programa 
O Programa de Estágio "VIVA PRIMEIRO EMPREGO" é uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão, por intermédio do programa de formação continuada MARANHAO PROFISSIONAL, que inclui cursos profissionalizantes de extensão tecnológica decorrentes de parcerias com Instituições de ensino e empresas. 
Para participar do Programa de Estágio "VIVA PRIMEIRO EMPREGO" os candidatos deverão se inscrever e serem aprovados nos cursos profissionalizantes. O programa é composto de uma parte prática e uma teórica e visa dar oportunidade profissional a jovens e adultos com idade entre 18 e 30 anos, a partir do estímulo à qualificação para o mercado de trabalho.

Os aluno com melhor desempenho na parte teórica serão encaminhados às empresas parceiras para etapa de estágio. Durante o estágio, os alunos receberão bolsa-estágio no valor de R$622,00, por período previamente estipulado e terá duração prevista no projeto pedagógico.

Ao final do estágio, os alunos receberão um certificado de QUALIFICACÃO PROFISSIONAL, atestando experiência na área de formação do curso e do estágio e ainda terá maior oportunidade de ser efetivado na empresa onde estagiou. ( informações do site Estágio Viva Primeiro Emprego )

Assessoria de Comunicação 
Fotos: Kim Pereira